CUIDAR DESDE OS 20 PARA CHEGAR BEM AOS 50

Quem não quer chegar bem aos 50, 60, 70 anos? Todos queremos!
Então comece a se cuidar!
Não adianta depois que estiveres com o rosto parecendo uma passa de uvas  passar cremes anti rugas que não vais ficar com a pele lisa.

Chegar bem aos 50 é muito maos do que ter uma pele lisa. Para se estar bem é preciso o corpo inteiro estar saudável e também a mente.

Segue abaixo uma reportagem bem interessante que extrai do site da GNT- Bem Estar.


De olho no futuro: saiba os cuidados que você deve ter aos 20 anos para envelhecer melhor

Especialistas explicam o que se pode fazer desde jovem para chegar com tudo em cima aos 50

Por Isabela Dias

Quando se é jovem é normal pensar mais no tempo presente do que no futuro. Para pessoas ainda nos seus 20 anos, antecipar possíveis problemas e tentar prevení-los é uma prática que, em geral, dá lugar ao 'deixar a vida seguir e esperar para ver'. Mas, quando o assunto é saúde e bem estar, essa conduta pode ter consequências indesejadas. Optar por uma alimentação balanceada rica em macro e micronutrientes, se manter hidratada e frequentar com alguma regularidade dermatologistas, são hábitos que todo mundo deveria adotar, pelo menos, a partir da transição entre a adolescência e a fase adulta.

E não tem jeito: são, sim, as mesmas recomendações que estamos acostumados a ouvir desde sempre, mas só passamos a dar importância quando as manchas, dores e indisposições já estão batendo à porta. "A mudança dos hábitos de vida desde cedo é o passo mais importante para alcançar a longevidade", garante o médico oxidologista Dr. Amilton Macedo. Se você já passou dos 20, mas quer correr atrás do prejuízo ou está na flor da idade e não tem tempo a perder, confira abaixo as recomendações de especialistas para envelhecer com mais disposição, saúde e, é claro, em melhor forma:

De olho no futuro: saiba os cuidados que voc deve ter aos 20 anos para envelhecer melhor (Foto: Reproduo / Getty Images) 
Saiba os cuidados que você deve ter aos 20 anos para envelhecer melhor (Foto: Reprodução / Getty Images)

Diga não ao fast food! Invista em uma dieta balanceada

Sair do cinema depois de ter comido uma pipoca e encarar um combo de hambúrguer e refrigerante no fast food mais próximo. Quem nunca foi jovem e cometeu esse "pecado"? Mas, os especialistas advertem, consumir comida industrializada e processada é um dos maiores erros de alimentação que a geração dos 20 e poucos anos comete. "Esses alimentos são causadores do envelhecimento celular, do aumento de radicais livres, da retenção hídrica e do aparecimento das temidas celulites e das gorduras localizadas. Sem contar o risco de adquirir alguma doença crônica não transmissiva, como diabetes, hipertensão e dislipidemias", enumera a nutricionista Cintia Azeredo, do Vita Check-Up Center.

De acordo com Amilton Macedo, uma dieta balanceada deve se basear em refeições que contenham carboidratos complexos de absorção mais lenta, fibras, proteínas e gorduras oleaginosas. Além disso, as vitaminas e sais minerais são fundamentais para garantir o bom funcionamento do organismo tendo, inclusive, uma ação antioxidante que retarda o envelhecimento. Alimentos ricos em betacaroteno como abóbora, laranja, mamão; em vitamina C, como as frutas cítricas e vegetais verde escuros; e em vitamina E, presente nas amêndoas, azeite de oliva e abacate, também devem fazer parte de uma rotina de alimentação saudável e livre de produtos industrializados, já que contribuem para o rejuvenescimento e a melhora da qualidade de vida, como aponta a médica nutróloga Juliana Jawad.

"Aos 20 anos, é importante adotar hábitos de vida saudáveis para garantir bons resultados nos próximos anos e não brigar com a balança no futuro. Corte os carboidratos refinados, evite os alimentos industrializados e priorize frutas, legumes e verduras", pontua o nutrólogo Cristiano Merheb. Ele também destaca a importância de não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, pois pode comprometer o sistema nervoso e a capacidade física e mental. Uma alimentação adequada tem a capacidade ainda de prevenir doenças infecciosas - através de uma dieta à base de laticínios, carne vermelha ou branca e proteína de origem vegetal, como a soja -, contribuir para a formação óssea pela ingestão da vitamina D e do cálcio presentes nas frutas e hortaliças e melhorar a atuação do sistema digestório. "A grande queixa das pessoas dessa idade é a constipação intestinal, o que significa que não estão comendo fibras e ingerindo água", afirma Amilton Macedo.   
 

Não troque as refeições pelos shakes e suplementos

Os cuidados básicos quando se tem em torno dos 20 anos não precisam fugir muito da alimentação balanceada e da prática regular de exercícios, dispensando, à exceção de casos específicos, o uso de medicamentos e reposições. O hábito de tomar suplementos e shakes à base de whey protein que é sucesso nas academias não é o ideal, pois supre o corpo com aminoácidos, mas não com os macronutrientes que ele realmente precisa. A escolha dos alimentos nas refeições deve e pode ser usada em prol da saúde. Nesse aspecto, o Dr. Amilton Macedo ressalta a diferença entre a dieta tradicional composta pelo café da manhã, lanche e almoço, por exemplo, e a fisiólogica, aquela que leva em consideração o estilo de vida e objetivos do indivíduo.

Gastos em comida aumentam 15% aps as festas de final de ano e nvel de calorias compradas sobe 9% no mesmo perodo (Foto: Getty Images)  
Investir em refeições completas seguindo uma dieta equilibrada é fundamental para envelhecer com saúde e disposição (Foto: Getty Images)
 

Não esqueça de beber água! A sua pele agradece


Os benefícios do consumo de água já são mais do que conhecidos, mas não custa nada lembrá-los. Segundo o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme, a água ajuda na eliminação das toxinas da alimentação, além de hidratar pele, cabelo e intestino, melhorando seu funcionamento. Durante a prática da atividade física, principalmente, é preciso realizar a reposição da água e dos sais minerais, de forma a evitar o aparecimento de sinais de desidratação, como dores de cabeça, náuseas, queda de pressão, cansaço e câimbras.

No que diz respeito à pele, a hidratação é indispensável, pois previne a quebra de fibras elásticas e o surgimento das rugas fininhas. A falta de hidratação, afirma a dermatologista Camila Caitano, é um dos principais equívocos cometidos pelos jovens em relação aos cuidados com a pele e também um dos que vão trazer mais consequências com o passar dos anos. Não pense duas vezes antes de levantar da mesa do trabalho para encher uma garrafa com água ou deixar um copo cheio na mesa de cabeceira na hora de dormir.
 

Mantenha a sua autoestima elevada e não se estresse

Mente sã, corpo saudável. Parte fundamental do processo de envelhecer com saúde e disposição precisa passar, necessariamente, pela sensação de bem estar consigo mesma. A autoestima, isto é, a avaliação que o indivíduo faz de si mesmo, soma-se à autoimagem, ou seja, a forma como a própria pessoa se descreve, e isso se reflete nas suas tomadas de decisões, nas relações interpessoais e na forma como toma responsabilidades e lida com situações desfavoráveis. "A autoestima determina e direciona os pensamentos, emoções e comportamentos das pessoas. É a fonte do nosso poder pessoal, da capacidade que todo ser humano tem de influenciar e ser influenciado nas relações sociais. Ela determinará o modo como o indivíduo irá respirar, se emocionar e agir", define a psicóloga Beatriz Acampora e Silva de Oliveira.

Saber como controlar o estresse e a ansiedade também vão agregar à sensação de bem estar. Os jovens em processo de transição para a fase adulta passam por mudanças significativas e sofrem as mais variadas pressões. Por isso, é preciso ter em vista a importância do relaxamento, dos momentos dedicados ao lazer e dos períodos de sono reparador. A atividade física, indica o Dr. Amiltin Macedo, pode ser uma aliada, pois induz a liberação de endorfina e diminui a concentração de cortisol, o hormônio responsável pelo estresse. "Eu costumo brincar com os meus pacientes que a melhor coisa para o estresse é o M&M sem ser o chocolate: meditação e malhação."

Se você tem dificuldade para dormir ou se vangloria de ficar até altas horas conectada nas redes sociais, talvez seja um bom momento para repensar a sua relação com o sono. Uma noite bem dormida ajuda a liberar o hormônio do crescimento e a melatonina, substância que atua no controle de impulsos e desejos por doces, fumo, drogas e afins. "A poluição, o estresse emocional, o sedentarismo, raios solares excessivos, a ingestão abusiva de álcool, o tabagismo e maus hábitos alimentares estão presentes o tempo inteiro no dia a dia. Nem sempre é possível se esquivar desses inimigos da saúde, mas alguns cuidados já são possíveis de serem modificados, a fim de evitar o envelhecimento precoce e ainda auxiliar no rejuvenescimento", acredita Cintia Azeredo.
 

Consulte um dermatologista e use protetor solar


Prepara-se para o Carnaval! 10 dicas essenciais para cuidar da pele e do corpo nos dias de folia (Foto: Getty Images) 
 Proteger a pele da ação dos raios solares é um dos hábitos que os jovens deveriam adotar desde cedo (Foto: Reprodução / Getty Images)

Nada como estar na flor da idade, nao é mesmo? Mas a pele firme e sem rugas típica da juventude não deve ser um motivo para relaxar completamente. Segundo a dermatologista Vanessa Metz, quando jovem, a pessoa deve investir em cuidados básicos, como limpeza, tonificação, hidratação e proteção. "A pele aos 20 anos costuma ser mista ou oleosa, podendo ter tendência à acne. Mesmo com o fim da adolescência, as alterações hormonais que estimulam o trabalho das glândulas sebáceas podem continuar", explica.

Ela ressalta que, a partir dos 25 anos, a pele começa a perder, em média, 1% da produção de colágeno, o que leva muitas mulheres a decidirem usar cremes anti-rugas. O importante é não deixar de solicitar o acompanhamento de um dermatologista, o profissional indicado para recomendar o melhor produto de acordo com cada pessoa. O Dr. Amilton Macedo também reforça a importância da proteção contra os raios solares UVA e UVB. "O filtro solar é o que mais retarda o envelhecimento da pele. Os raios solares causam formação de radicais livres e, consequentemente, o aparecimento precoce de rugas, manchas e da catarata", adverte.

Ficar torrando debaixo do sol por horas a fio sem proteção é praticamente um crime contra a própria saúde. Segundo a dermatologista Viviany Amaral, o mais recomendado é utilizar roupas e chapéus que agem como bloqueadores solares, óculos de sol e reaplicar o protetor durante atividades ao ar livre. Além disso, continua valendo aquela velha máxima: evite pegar sol no horário entre 10h e 16h. "O fotoenvelhecimento é uma consequência tardia da exposição solar provocando um envelhecimento acelerado da pele com ressecamento, diminuição da espessura, flacidez por perda das fibras colágenas, rugas, manchas e surgimento de vasinhos dilatados", explica. Idas periódicas ao dermatologista são fundamentais para que o jovem se habitue à utilização dos primeiros cremes de hidratação para a pele e nutrição celular e introduza em sua rotina tratamentos que podem ser até domiciliares. Para quem tem a pele muito oleosa ou acneica, consultas semestrais ou anuais são suficientes. 

Deixe a preguiça de lado e escolha um exercício para praticar

Se quando jovem você já está apelando para a preguiça para ficar mais alguns minutinhos na cama ou adiando para se inscrever na academia, imagine quando a idade já estiver mais avançada! É preciso aproveitar que a máquina corporal está em pleno funcionamento e acostumá-la à prática regular do exercício físico. Como explica o nutrólogo Cristiano Merheb, é por volta dos 20 anos que o metabolismo está mais ativo, de forma que o organismo responde bem à maioria dos estímulos. Seja para queimar energia, perder calorias ou diminuir algumas medidas no manequim, praticar alguma atividade física é fundamental para adquirir resistência, fortalecer o sistema imunológico, ampliar a capacidade respiratória e ainda reduzir os riscos de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade.

De olho no futuro: saiba os cuidados que voc deve ter aos 20 anos para envelhecer melhor (Foto: Reproduo / Flickr sharehows)
Praticar exercício físico contribue não só para a prevenção de doenças, como ajuda a controlar o estresse (Foto: Reprodução / Flickr sharehows)